Pesquisas nacionais e internacionais provam que o BOM E COMPLETO uso de Marketing e Vendas é o que faz a empresa gerar caixa e lucro para evoluir e crescer.
Poucas PMEs usam o marketing e vendas no nível estratégico e tático - orientando a operação, por isso 87% das falências são ocasionadas por falhas em marketing e vendas.
Mkt e Vendas é o que muda o jogo
Precisa do ESTRATÉGICO e precisa trazê-lo para o operacional
As PMEs falham muito nesse nível de atuação e não implantam modelo de atuação, métodos e planos, alicerçados em diagnósticos e definições estratégicas.
Poucas PMEs conhecem como ativar os 4 PILARES.
Ser competitivo é o foco
A empresa como um todo deveria pensar e agir para gerar mais valor ao mercado e logo converter em lucro e também em como gerar volume e consistência nas vendas. O mercado está muito concorrido, por isso sua estratégia deve apontar como vencer a competição.
Estratégia Competitiva
Marketing Estratégico
Vendas
Complexa
Operacional
(c/ bons métodos, planos e modelo de atuação)
O Prof. Ricardo é especializado em integrar esses 4 PILARES:
-Estratégia Competitiva
-Marketing Estratégico
-Marketing Tático
-Vendas Complexas
A concorrência está intensa. As Pequenas e Médias Empresas só conseguem ativar lucratividade e volume de vendas se desenvolverem os 4 PILARES.
Esses PILARES serão analisado na sessão de Consultoria Estratégica.
Marketing Tático
-Depende de desconto para vender.
-Lucra pouco e as vendas oscilam, prejudicando fluxo de caixa.
-A equipe tem dificuldade de vender produtos com maior margem.
-Alguns dos seus produtos parecem que “perderam o valor” no mercado e “apanham” de concorrentes piores.
-Você tem a impressão de “Perde” dinheiro nos canais de vendas. De não aproveitar bem as oportunidades.
-As equipes de Mkt e Vendas não sabem bem o que fazer e para onde seguir.
Empresário, tenha um projeto para aumentar VENDAS e LUCRO. É fundamental ter um bom modelo de Marketing e Vendas; fazer diagnósticos e análises estratégicas; ter boa integração do estratégico com o tático; e implantar bons métodos e planos de atuação operacional.
MBA USP - 212% DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Venda de MBAs EXECUTIVOS é um mercado extremamente concorrido, foi preciso um esforço de branding ligado à vendas, que gerou crescimento de 212% o faturamento em três anos. Novos apelos, diferenciais e produtos foram implantados.
LAVIVE ENXOVAIS - 50% DE CRESCIMENTO DE VENDAS
50% de crescimento no faturamento anual, ativando canais de vendas, estruturando operação comercial, fortalecendo comunicação direta, branding e valorizando produtos com maior margem.
LEMMA - 46% DE CRESCIMENTO DE VENDAS EM 1 TRIMESTRE
Com preparação da equipe de vendas, incentivo à vendas e valorização de produtos com maior margem.
Mais de 30 anos de experiência, sendo 10 anos trabalhando com grandes empresas e multinacionais altamente profissionalizadas e os últimos 20 com Médias e Pequenas Empresas.
Graduado pela ESPM-SP e Mestre em Branding pela FEA USP Ribeirão Preto.
Já desenvolveu mais de 530 projetos utilizando seu método “Marketing Estratégico Pró Vendas e Valor” com foco em lucro e volume de vendas, de forma consistente e preparando as equipes de seus clientes para atuarem com ferramentas e metodologias consagradas, aumentando assim a força das empresas no mercado.
Como uma visão particular integra o nível estratégico, competitividade, marketing e vendas complexas. Pesquisador em marketing e vendas. Professor dos MBAs da USP.
Autor do livro Destravar da Pequena Gigante, que analisou mais de 100 pesquisas científicas sobre Pequenas e Médias Empresas.
Trabalhou para empresas como AstraZeneca, Aché, Magazine Luiza, Mercedes Benz, Riachuelo, Postos Ipiranga, Tintas Coral, Revistas Editora Abril, Hospital das Clínicas USP, Construtora Gafisa entre outras gigantes.